Curiosidades

O que é container?

O Container é, primordialmente, uma caixa, construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante.

O container é identificado com marcas do proprietário e local de registro, número, tamanho, tipo, bem como definição de espaço e peso máximo que pode comportar etc.

Ele foi se transformando na sua concepção e forma, deixando de ser apenas uma caixa fechada, para apresentar diversos tipos, dependendo da exigência de cada mercadoria.

As unidades de medidas utilizadas para a padronização das dimensões dos containers são pés (') e polegadas ("). No inglês significam feet (pés) e inches (polegadas).

As medidas dos containers referem-se sempre às suas medidas externas e o seu tamanho está associado sempre ao seu comprimento.Podem apresentar-se em diversos comprimentos e alturas, porém, com apenas uma largura.

Quanto ao tipos, podem variar de totalmente fechados a totalmente abertos, passando pelos containers com capacidade para controle de temperatura e tanques.As capacidades volumétricas dos containers são medidas em metros cúbicos (m3) ou pés cúbicos (cubic feet).Quanto à capacidade em peso, são definidos em quilogramas e libras (medida inglesa).

Os containers são modulares, e os de 20' (vinte pés) são considerados como um módulo, sendo denominados TEU - Twenty Feet or Equivalent Unit - unidade de vinte pés ou equivalente, e são considerados o padrão para a definição de tamanho de navios porta-containers.

FATOS SOBRE CONTAINERS

Maio/1966 - O primeiro porta-container "Fairland"com 600 TEU's (twenty feet equivalent) cruzou o atlântico 1973 - Europa, EUA e Asia estão containerizados - 4 milhões de containers foram carregados através dos mares 1983 - Aonde quer que tivesse portos c/ equipamentos disponíveis, no mundo inteiro, 12 milhões de TEU's foram carregados 1993 - 95% das cargas "Liner" foram carregadas em containers - 26 milhões de TEU's foram carregados.

O que é container reefer?

No final dos anos 60, desenvolveram-se os primeiros maquinários para containers frigoríficos. Não tinham muita precisão e trabalhavam praticamente como "geladeiras", liga e desliga. Para as cargas congeladas não havia tantos problemas, mas sem dúvida para as resfriadas, as quais exigem maior controle da temperatura, deixavam muito a desejar.


Disco de temperatura
De lá para cá, a sofisticação não parou; na década de 80 chegou a eletrônica para gerenciar o comando lógico das unidades e na de 90, com a instalação dos Microcontroladores, para o gerenciamento quase completo dessas unidades.O velho registrador de temperatura mecânico, que utiliza os discos, passou a ser parte opcional das unidades, dando lugar aos registradores eletrônicos, os "dataloggers".

Estes, que nos modelos atuais fazem parte dos microcontroladores, podem registrar informações de um período de até dois anos, dependendo da configuração efetuada. Armazenam dados não somente das temperaturas da carga, como também de todos os eventos ocorridos com a unidade, como data e hora de ligação, degelos, alarmes etc. (Através do Download pode-se coletar essas informações).

Toda essa sofisticação e a grande variedade de equipamentos, fabricados basicamente por 4 a 5 empresas com inúmeros modelos disponíveis, tornam o serviço de inspeção e manutenção dos containers frigoríficos muito especializado.A rápida evolução do novo sistema resultou na drástica redução dos custos com a mão-de-obra, com espaços nos navios e nos portos, diminuindo paralelamente o tempo de entrega de mercadorias. Os barcos especializados da última geração podem carregar seis mil containers, transportando os mesmos produtos que eram conduzidos por 25 cargueiros convencionais na década de 60.

A partir de 93, os fabricantes, preocupados om as campanhas contra a destruição da camada de ozônio, passaram a oferecer unidades "ecologicamente corretas", isto é, que utilizam gases como o R134a, que não agridem a camada de ozônio.

O que são containers transformados ( tipo escritório e/ou almoxarifado )?

O módulo (caixa metálica) é ideal para armazenagem de qualquer tipo de material ou produto, para escritório temporário, em canteiro de obras, eventos públicos ou particulares. Não é uma adaptação. É uma prática e econômica alternativa à construção convencional oferecendo um excelente ambiente de trabalho - um verdadeiro custo benefício.

   
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